Clínica Catarinense de Pálpebras e Olhos

Fale Conosco

Notícias

Fevereiro de 2010

CCPO adquire Novo Aparelho para Conferência de seus Óculos de Sol

Adquirimos o novíssimo aparelho para conferência do grau de seus óculos automatizado com o diferencial de verificar se suas lentes possuem a proteção contra radiação ultra-violeta. O aparelho chama-se Auto lensômetro computadorizado marca Huvitz modelo HLM-7000 com leitura de UV e PD.

Ao contrário do que se pensa, os óculos de sol muitas vezes não possuem proteção UV, prejudicando a saúde ocular. É preciso que as lentes recebam tratamento na fábrica para filtrarem esta radiação não sendo, necessariamente, escurecidas. O filtro deve existir mesmo em lentes incolores (comparemos a importância com o protetor solar para a pele). Portanto, óculos com grau e também as lentes de contato devem possuir proteção UV.

A exposição à radiação UV é silenciosa mas podem causar sintomas imediatos (fotoceratite - irritação ocular aguda com inflamação da córnea; e fotoconjuntivite - inflamação da conjuntiva), mas mais comumente a longo prazo prejudica a saúde ocular:

Pterígio (“carne esponjosa no canto dos olhos”): ocorre com maior freqüência em pessoas que ficam muito tempo em ambientes externos e, portanto se expõem à radiação UV solar.
Catarata (“opacificação do cristalino”): o risco de desenvolvimento da catarata diminui com o controle da exposição à radiação UV.
DMRI – Degeneração Macular Relacionada a Idade (“envelhecimento da parte central da retina”): a exposição prolongada à radiação UV e também à luz visível de pequeno comprimento de onda (violeta / azul) podem contribuir para esse processo de envelhecimento, causando uma perda progressiva da visão.
Tumores palpebrais: as lesões nas pálpebras são as que têm demonstrado relação mais direta com a exposição à luz solar, principalmente na identificação de lesões malignas.