Clínica Catarinense de Pálpebras e Olhos

Fale Conosco
  • Foto do Dr. Filipe Pereira
Aumentar e Reduzir Tamanho do Texto

Blefaroplastia

[ Clique aqui para fazer o download do folder ]

Descrição

Os olhos são o primeiro contato entre as pessoas, e sua aparência é moldada pelas pálpebras. Infelizmente, com o tempo, as pálpebras superiores e/ou inferiores tornam-se flácidas, “caídas” e “inchadas” (devido bolsas de gordura proeminentes) que causam um aspecto de cansaço, envelhecimento e tristeza, além de poder causar uma sensação de peso e diminuir o campo de visão. Além do tempo, fator importante que determina progressão dessas alterações são condições hereditárias (fatores de conformação facial na família), a exposição solar e o cigarro.

Conceito

O excesso de pele, frouxidão do músculo e bolsas de gordura das pálpebras podem ser removidas cirurgicamente e denomina-se blefaroplastia, a qual é realizada no centro cirúrgico sob anestesia local com sedação (procedimento realizado por médico anestesista que permanece o tempo todo na sala cirúrgica), sem a necessidade de internação nem de curativos (“tampão”).

Cirurgia

São feitas incisões (cortes) nas pregas naturais das pálpebras (no sulco ou dobra na pálpebra superior, e logo abaixo dos cílios nas pálpebras inferiores), que após completamente cicatrizadas ficam quase imperceptíveis. Em pacientes que apresentam apenas bolsas de gordura em pálpebras inferiores, sem excesso de pele, as incisões podem ser realizadas na parte interna da pálpebra, deixando uma cicatriz invisível, sem necessidade de sutura e denomina-se blefaroplastia transconjuntival.

Riscos e Complicações

• Cicatrizes hipertróficas e infecções.
• Inchaço palpebral e hematomas no pós-operatório.
• Hipocorreção (retirado menos que o necessário) ou hipercorreção (retirado mais que o necessário), havendo a possibilidade em ambos de um retoque/ nova cirurgia.