Clínica Catarinense de Pálpebras e Olhos

Fale Conosco

Notícias

Fevereiro de 2012

Dacriocistorrinostomia endonasal

A dacriocistorrinostomia (cirurgia de desobstrução do canal lacrimal) tem o objetivo de corrigir o lacrimejamento constante e secreções nos olhos.

A técnica tradicional é via externa (com corte na lateral da base do nariz) e realizada há muitos anos por especialistas em plástica ocular.

Com o avanço da cirurgia endoscópica nasal ("cirurgia nasal por vídeo"), a dacriocistorrinostomia passou também a ser realizada através da cavidade nasal conjuntamente com o médico otorrinolaringologista, sem a necessidade de incisão externa.

A alta taxa de sucesso (de acordo com artigos científicos, cerca de 90%) e a recuperação mais breve tem sido obtida nas cirurgias endonasais realizadas pelo médico otorrinolaringologista Dr. Rafael Pinz e médico oftalmologista Dr. Filipe Pereira.

A dacriocistorrinostomia endonasal é realizada sob anestesia geral, em regime de hospital-dia. Não há necessidade de pontos nem curativos. No pós-operatório geralmente não há dor nem hematomas. Rotineiramente inserimos uma fina sonda de silicone no novo canal formado, a qual será retirada após cerca de 4 semanas da cirurgia.

Vantagens da realização da dacriocistorrinostomia endonasal em relação à técnica convencional (externa):
• Pós-operatório: em geral a dor e o inchaço na face são menores com a técnica endonasal.
• Correção de outras alterações nasais: correção de alterações nasais importantes (por exemplo, desvio do septo nasal) no mesmo tempo cirúrgico.
• Estética: com a técnica endonasal não são necessárias incisões externas na face do paciente, não há cicatrizes visíveis.

Para mais detalhes técnicos da cirurgia acesse também o site www.cdo.com.br.