Clínica Catarinense de Pálpebras e Olhos

Fale Conosco

Notícias

Abril de 2013

XXI CIOP - Congresso Internacional de Oculoplástica

Nos dias 04 a 06 de abril foi realizado XXI CIOP - Congresso Internacional de Oculoplástica em Gramado (RS). Dr. Filipe Pereira apresentou vídeo sobre a técnica de correção de ptose ("pálpebra caída") chamada conjuntivomullerectomia, que consiste na ressecção em bloco do músculo de Muller (MM) via posterior (transconjuntival, sem necessidade de incisão na pele, e, consequentemente, cicatrizes visíveis), e somente deve ser realizada em pacientes com teste da fenilefrina positivo. Apresenta como vantagens em relação à cirurgia aponeurótica: é uma técnica considerada de relativamente fácil e rápida execução, ausência de cicatrizes visíveis, maior previsibilidade do resultado pós-operatório, alta taxa de sucesso independentemente do grau de ptose, possível associação com blefaroplastia ou outras cirurgias.
Dr. Filipe também apresentou 2 casos de retirada cirúrgica de PMMA de pálpebras inferiores. O polimetil-metacrilato (PMMA) é um material termoplástico rígido, transparente e incolor, cujas microesferas de polimerizadas são utilizadas como preenchedor injetável para aumento tecidual permanente. As complicações a longo prazo são consequências da contratura capsular que envolve partículas de PMMA, causando endurecimento do tecido local e nodulação nas áreas implantadas, e ao final extrusão do material injetado.Na oculoplástica, a região periorbitária é uma área desafiadora para preenchimentos pois é caracterizada por apresentar pele extremamente fina, estrutura óssea peculiar (arco zigomático), o ligamento orbitomalar, podendo ainda apresentar protrusão das bolsas de gordura através do septo orbital. Por ser de caráter definitivo e por possíveis complicações do PMMA, deve ser evitado em preenchimento dos sulcos palpebromalar e nasojugal. Foram apresentados 2 casos de preenchimento sulco palpebromalar que evoluíram com endurecimento e nodulação locais sem melhora com injeção de corticoide intra-lesional, em ambos necessitaram excisão cirúrgica.
A 3ª participação Dr. Filipe foi através de pôster sobre a experiência que possui em cirurgias de correção de obstrução do canal lacrimal via endonasal endoscópica, todas cirurgias realizadas em conjunto com Dr. Rafael Pinz, otorrinolaringologista da CDO (Centro de Diagnóstico Otorrinolaringológico - http://www.cdo.com.br). > Acesse aqui pôster apresentado.

Nos 3 dias de congresso foram abordados os temas:
- Doenças de pálpebras, órbita e vias lacrimais
- Aspectos cirúrgicos de pálpebras, órbita e vias lacrimais
- Estética em oculoplástica
- Procedimentos estéticos perioculares: toxina botulínica e preenchimentos
- Olho seco
- Oncologia periocular
- Trauma em oculoplástica