Clínica Catarinense de Pálpebras e Olhos

Fale Conosco

Notícias

Março de 2012

XX Congresso Internacional de Oculoplástica

Nos dias 23 e 24 de março de 2012 foi realizado XX Congresso Internacional de Oculoplástica (XX CIOP) em Bento Gonçalves.

O presidente da sociedade brasileira de cirurgia plástica ocular (SBCPO) Dr. Ricardo Morschbacher e diretoria organizaram o congresso, participaram diversos oftalmologistas que atuam nas áreas de vias lacrimais, pálpebras e órbitas do Brasil, Argentina e Estados Unidos.

Os convidados especiais:
Dr. Jeffrey Nerad, do Cincinnati Eye Institute, discorreu sobre ptose ("pálpebra caída"), descreveu as técnicas possíveis com especial atenção à tendência de mudar a estratégia de correção para a via posterior através da conjuntivomullerectomia (trata-se de uma sutura de um dos músculos responsáveis pela abertura dos olhos, através da conjuntiva e, portanto, não deixa nenhuma cicatriz visível), demonstrou bons resultados com a técnica; salientou que, mesmo com a experiência de muitos anos de prática, ainda são casos desafiadores. Palestrou também sobre atualidades no tratamento da orbitopatia de Graves. Última apresentação foi sobre as cirurgias estéticas na oculoplástica.

Dr. John McCann, diretor do Center for Facial Appearances em Salt Lake City, realizou palestra sobre blefarospasmo essencial benigno em que demonstrou como realiza aplicações de toxina botulínica além de técnicas cirúrgicas. Apresentou também aulas sobre rejuvenescimento de terços médio e superior da face.
Um destaque do congresso foi a nova sessão: temas polêmicos. Foram 4 sessões em que 2 opções de tratamento eram defendidas por 2 oftalmologistas, e, com a participação da platéia, discutiu-se as preferências, a experiências e as vantagens de cada tratamento.

No tema polêmico sobre técnica cirúrgica de correção de ptose, dr Filipe Pereira defendeu a via posterior (especificamente a conjuntivomullerectomia), demonstrou sua técnica com vídeo da cirurgia, alguns pré e pós-operatórios e citou como grandes vantagens:
1. menor trauma cirúrgico / pós-operatório com menos edema
2. ausência de cicatriz
3. maior previsibilidade do resultado pós-operatório
4. alta taxa de sucesso independentemente do grau de ptose
5. possível associação com blefaroplastia ou outras cirurgias
6. fácil e rápida execução / dispensa uso de cautério

Na sessão de pôsteres, dr Filipe Pereira, juntamente com dr Antonio Augusto Velasco e Cruz, Gherusa Milbratz, Martin Devoto, Guilherme Herzog Neto e Ricardo Morschbacher, apresentaram "análise subjetiva e quantitativa das anormalidades do contorno pós-operatório em retração da pálpebra superior na doença de Graves".

Vários outros capítulos da especialidade foram discutidas: olhos secos, vias lacrimais, estética e órbita, com experientes especialistas nacionais e estrangeiros.

O próximo encontro da SBCPO será dias 31 de maio e 01 de junho em São Paulo. Para maiores informações, acesse o site http://www.sbcpo.org.br/